O
Museu Nacional de Soares dos Reis disponibiliza vários dos seus espaços para eventos de natureza diversa (cultural, empresarial, social). Os espaços mais frequentemente utilizados para o efeito são: Auditório, Átrio das Exposições Temporárias, Jardim das Camélias, Átrio da Cerca, Jardim da Cerca, Antigo Picadeiro e Área de Apoio.
AuditórioO Auditório tem 176 lugares sentados, um palco com 7x9 m
2 e duas cabines que podem ser equipadas para tradução simultânea. Possui equipamento audiovisual — sistema de projecção, tela e microfones de mesa e portáteis — e equipamento de iluminação com controlo remoto, sendo os focos sobre o palco ajustáveis às necessidades de cada programação (através de um sistema de calhas). Como espaços de apoio tem um
foyer de 9x10 m
2 com balcão (para secretariado), copa para serviço de
coffee-break, camarim e lavabos.
Átrio das Exposições TemporáriasEntre a Galeria das Exposições Temporárias, a Galeria de Escultura e o
foyer do auditório, surge este Átrio, onde se podem, por exemplo, servir jantares a 120 a 130 pessoas sentadas. É um amplo espaço (26x4,5 m
2+ 8,7x9 m
2), que se situa na extremidade oposta à do
foyer do Auditório. Espaço desprovido de mobiliário, com paredes brancas e com pavimento de mármore, está apetrechado com calhas de iluminação.
Jardim das CaméliasCom uma área de 25x30 m
2, é limitado pelas galerias de exposição de pintura e de escultura, pode ser usado para servir refeições a 30 pessoas sentadas ou 70 a 80 pessoas de pé. O Átrio da Galeria de Escultura (25x3 m
2) pode ser alugado conjuntamente.
Átrio da CercaAbrindo para Jardim da Cerca, este novo átrio, inaugurado em 2001 pode ser utilizado para servir refeições ou para reuniões ou palestras (50 pessoas sentadas ou 80 pessoas em pé). Quando o tempo o permite, pode ser aberta a porta para o jardim, onde podem ser servidos aperitivos ou café. Este espaço é o indicado para as festas de crianças. Neste tipo de actividade, é condição que o lanche seja assegurado pela cafetaria do museu.
Jardim da CercaNo espaço exterior — que também tem entrada pela Rua Adolfo Casais Monteiro — podem ser organizadas recepções para algumas centenas de pessoas (no máximo 500). Neste espaço, onde existiu o Velódromo Rainha D. Amélia, criado pelo rei D. Carlos, um dos últimos proprietários do palácio, estão expostas várias peças da colecção de Lapidária do Museu. O promotor da actividade pode recorrer aqui à utilização de uma tenda ou alugar simultaneamente o Átrio da Cerca.
Picadeiro O picadeiro do palácio serve de esplanada à cafetaria até às 18 horas. Espaço muito agradável entre os meses de Maio e Setembro, pode ser utilizado para a realização de diversas actividades. A sua capacidade é de cerca de 100 pessoas sentadas ou de 300 pessoas de pé.
Sala Quadrada
Com uma área de 9x9 m
2, é uma sala situada numa das extremidades do Átrio das Exposições Temporárias que pode ser alugada conjuntamente com outros espaços para lhes servir de apoio.
A sua capacidade é de 40 pessoas sentadas e 50 de pé.
Para mais informações, contactar:Cândida Pereira
Telefone + 351 223 393 770
E-mail: candidapereira@mnsr.dgpc.pt
Actualizado em:
7 de Novembro de 2017