18 de Maio a 30 de Junho 2002

A exposição intitulada "Desenho Projecto de Desenho" foi co-comissariada pelo escultor Alberto Carneiro e pelo arquitecto Joaquim Moreno. Nasceu da tentativa  de ensaiar novos entendimentos do desenho no domínio da prática arquitectónica, valorizando sobretudo a multiplicidade de expressões autorais e o carácter experimental das soluções esboçadas.

Reuniu um total de cerca de 200 desenhos. A selecção de trabalhos  apresentados partiu da visita dos comissários aos ateliers, bem como aos arquivos municipais e centros de documentação, procurando inventariar uma amostragem significativa da prática do desenho enquanto instrumento de pensamento na resolução de programas arquitectónicos realizados ou apenas projectados. 

A exposição mostrou desenhos da inventiva do projecto de arquitectura: desenho como pensamento dos desenvolvimentos da forma, como busca de uma expressão e unidade de obra, como procura de respostas arquitectónicas. A montagem da exposição enfatizou estes aspectos do desenho, pondo em convergência ou confronto a multiplicidade de expressões.