28 Novembro 2008 a 1 de Março 2009

A Fábrica de Miragaia é uma das mais antigas unidades fabris de faiança da cidade do Porto. Iniciou a sua actividade em 1775, sendo o seu fundador João da Rocha, juntamente com o sobrinho João Bento da Rocha e terminou em 1850.
Durante o período em que laborou, foi uma das fábricas mais importantes na área da faiança de uso doméstico e decorativo, tendo os seus donos durante alguns períodos associado outras fábricas da região, como a de Massarelos e a de Santo António do Vale de Piedade.
Culminando a investigação que, no âmbito do Museu, tem vindo a ser realizada nos últimos anos, programou-se uma exposição sobre esta fábrica cuja produção está largamente representada nas colecções, expostas e em reserva. Contamos também com a colaboração de vários investigadores, quer no campo da cerâmica quer no da arqueologia industrial e de muitos coleccionadores que cederam peças para a exposição, para além de outros Museus.
A exposição dá-nos uma panorâmica da produção da fábrica nas suas várias fases e a sua relação com outras fábricas contemporâneas. Através do catálogo poderemos conhecer a história da fábrica, as técnicas que utilizou e o tipo de peças que produziu.