Loading...

Exposição de Longa Duração

TERÇA A DOMINGO
das 10h às 18h

Exposição de longa duração

Criado por D. Pedro IV em 1833, em plena Revolução Liberal, com a designação de Museu de Pinturas e Estampas, e confirmado por D. Maria II em 1836, o MNSR foi o primeiro museu público de arte em Portugal.

Com um percurso de quase 200 anos, inicia-se com esta exposição uma nova era na história do museu. Assume-se um reposicionamento diferenciador e crítico que se manifesta num novo olhar sobre as suas coleções. Consciente das exigências de uma sociedade cada vez mais proativa e conhecedora, procura proporcionar oportunidades para novas leituras e novas narrativas, valorizando sempre o património cultural que integra e honrando a história de que é herdeiro.

Esta exposição de longa duração permite, assim, uma visão global do MNSR num percurso com duas narrativas complementares. A primeira reflete a sua história e a forma como as coleções foram sendo integradas e a segunda valoriza os artistas e as suas obras. Um convite à apreciação das obras icónicas de sempre e uma oportunidade de vislumbrar novas descobertas num espaço único que é de todos e para todos.

O que esperamos? Trazer o Museu Nacional Soares dos Reis ao encontro da sua história, assumindo-se como uma instituição cultural e artística de referência, com uma coleção de dimensão internacional. Um lugar essencial para o conhecimento, um lugar especial para o lazer, de descoberta, de questionamento, um lugar para as pessoas… entre, visite, veja, observe, disfrute e… volte!

Notícia da reabertura da exposição de longa duração (13 de abril de 2023)

×