Loading...
Agenda | Projetos Colaborativos

Outros lugares

O programa Outros Lugares pretende lançar as bases para um programa de itinerâncias das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis com entidades parceiras. O objetivo é afirmar o Museu como uma marca fora do seu espaço formal, envolvendo curadorias próprias, tendo em conta a natureza dos parceiros, o local de apresentação e os contextos em que tal acontece.

Exposição 42 DESENHOS DE ANTÓNIO CARNEIRO PARA O INFERNO DE DANTE

Inserida nas comemorações dos 150 anos do nascimento de António Carneiro (1872- 1930), esta exposição decorreu na Casa dos Livros, no Porto, de 16 de setembro a 28 de outubro de 2022. Apresenta 42 desenhos do pintor portuense inspirados em O Inferno, a primeira parte do clássico de Dante Alighieri A Divina Comédia.

Os desenhos, a tinta negra e aguada, alguns com pequenos apontamentos a lápis, ficam lado a lado com o arquivo e a biblioteca pessoal de Vasco Graça Moura, composta por diferentes edições da Divina Comédia e a sua obra traduzida, recentemente depositados na Casa dos Livros da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Exposição Ciclo da Vida

A partir da alegoria QUATRO ESTAÇÕES, uma série de quatro telas do século XVII, o Museu Nacional Soares dos Reis levou ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), de outubro de 2021 a janeiro de 2022, um núcleo de pinturas que estabelecem uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano.

Exposição Lugar Cativo

O movimento Arte pela Arte, criado pelo Lionesa Group, juntou-se ao projeto Outros Lugares, do Museu Nacional Soares dos Reis, e à SIGN para apresentar LUGAR CATIVO, uma exposição aberta à cidade, de uma seleção de obras do acervo do museu.

Lugar Cativo é um conjunto de retratos que posiciona o seu olhar sobre a cidade e o espectador, uma observação bidirecional entre a personagem representada e o seu público, e vice-versa, num diálogo desenvolvido à medida de cada pessoa. Estas cerca de 40 obras são reproduções colocadas nas fachadas dos edifícios, na Rua do Cativo, no Porto.

Exposição Inferno – A Viagem de Dante

Uma interpretação inédita da viagem de Dante por meio das obras de António Carneiro é a proposta cultural do Lionesa Business Hub (LBH), em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis, para toda comunidade e aberta à população.

Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

Exposição patente ao público no Lionesa Business Hub, de novembro 2023 a março 2024.

Agenda | Projetos colaborativos

Arte e saúde

O programa pretende promover a Arte como uma terapêutica e forma de prevenção da doença. Em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), têm vindo a ser realizadas várias iniciativas como visitas temáticas ao museu para os profissionais de saúde, um núcleo expositivo instalado em espaços públicos do CHUP (Hospital Santo António, Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso e Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório) e um voucher de valor reduzido para os utentes e acompanhantes visitarem o Museu Nacional Soares dos Reis.

×